Antes e Depois: transformações incríveis com jardinagem
Sabe quando você olha para a parte externa e parece que falta algum coisa ali? Esse vazio que agora se faz presente pode ser preenchido de uma forma muito bonita: com jardins. A presença de plantas e elementos decorativos nos ambientes externos faz toda a diferença.
E no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre e as transformações radicais que a jardinagem é capaz de proporcionar. Acredite, os espaços ficam admiravelmente irreconhecíveis depois que o projeto é finalizado!
Por que manter jardins na área externa?
Jardins são bem mais que decoração. Entre seus diversos benefícios, eles são umidificadores naturais, são terapêuticos e contribuem com a sua qualidade de vida. Um belo jardim pode te ajudar com a criatividade e concentração, funcionam como espaço de sociabilização e produzem uma atmosfera mais leve e agradável. Além do ar puro, algumas plantas possuem poderes medicinais e são úteis para diversos fins.
Você pode optar por jardins internos e externos, mas é importante não esquecer da área externa se no seu lar houver uma. Assim como as áreas internas, os espaços externos precisam receber um acabamento e decoração bem elaborados para que possam ter um visual mais agradável e atrativo. E nada melhor do que projetar jardins para isso.
Estando do lado de fora, é justo trazer a natureza para perto, de forma controlada e organizada, para que o espaço possa ser o cartão de visitas do imóvel.
E existem muitas opções para elaborar um projeto paisagístico que esteja de acordo com a necessidade ou desejo de cada pessoa.
O que a jardinagem pode criar?
Um jardim jamais é igual ao outro, e existem tantas opções de elementos decorativos e plantas ornamentais para o exterior, quanto há peças decorativas para ambientes interiores. Também há variações de estilo para os jardins, e sendo assim, esse espaço pode ter muita personalidade.
A jardinagem pode transformar áreas degradadas, vazias ou desorganizadas, em verdadeiros oásis. E não importa se o local possui dimensões amplas ou diminutas, há sempre um projeto que pode ser desenvolvido ali.
Para mudar o visual das áreas externas pode-se utilizar recursos e elementos como:
- Plantas das mais variadas
- Pedras
- Obras de arte
- Objetos de decoração para todos os gostos
- Escadas
- Lagos
- Pergolados
- Projetos luminotécnicos
- Mobiliário específico para jardins
- Chafarizes
- Fontes
- Vasos em diversos estilos, tamanhos, cores e materiais
- Decks
- Quiosques
Entre tantas outras opções ou variações dessas mesmas. E por isso, a transformação é tão radical, mas para melhor, e sendo assim, impactante de uma forma positiva.
Além disso, as mudanças que a área externa pode apresentar com os trabalhos executados pela jardinagem fazem com que o imóvel ganhe novas características. A área externa é um complemento da construção, e deve estar de acordo com ela.
Não adianta ter uma bela residência, com arquitetura bem elaborada, se o jardim deixa a desejar. Um complementa o outro, mas não é apenas no visual que a mudança é percebida, mas também na sensação de bem-estar que o espaço pode causar.
O ser humano gosta e precisa ter contato com o meio natural. E a melhor forma de fazer isso estando dentro de casa, é elaborar um belo trabalho de jardinagem e aproximar-se da natureza.
Com os profissionais certos você pode alcançar resultados incríveis, de acordo com aquilo que você espera para seu espaço. Veja três ambientes antes e depois dos projetos finalizados pelo escritório de arquitetura e paisagismo Atelier do Jardim: